hoje decidimos falar-vos de algo muito conhecido nos dias de hoje: um flash mob, e o que é um flash mob?
Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada acção inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.
O uso do termo flash mob data de aproximadamente 1800, porém não da maneira como o conhecemos hoje. O termo foi usado para descrever um grupo de prisioneiras da Tasmânia baseado no termo flash language para o jargão que estas prisioneiras utilizavam. Ainda nesta época o termo australiano flash mob foi usado para designar um segmento da sociedade, e não um evento, não demonstrando nenhuma outra similaridade com o termo moderno ou os eventos descritos por ele.
Com os flash Mobs também apareceu o Happening: que consiste num evento ou situação que surpreende e envolve as pessoas. Pode acontecer em qualquer lugar e sob qualquer circunstância. O termo apareceu pela primeira vez nos meses de inverno no hemisfério norte de 1959, publicado na revista literária de Rutgers University. O mais importante evento foi o “Poetry Incarnation”, de Albert Hall em 11 de Junho de 1965, quando uma plateia de sete mil pessoas prestigiou e participou das performances de alguns vanguardistas jovens poetas britânicos e americanos. Allan Kaprow foi o primeiro a dar ao termo o significado de uma forma de expressão artística.
Os Mobs mais populares são:
. Pillow fight;
. Subway Party;
. Zombie walk;
. Improv everywhere.
O flash Mob mais conhecido foi o que se passou no programa Oprah Winfrey Show; ela decidiu convidar os black eyed peas para darem um concerto, e de repente aquele público todo começa a dançar uma coreografia preparada ao som de "I gotta a felling", um momento especial e memorável para a história da dança.
p.s em Portugal já se começa a organizar flash mobs com muita gente, adorávamos participar, melhor ainda organizar uma...
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário